"Semana do Folclore"
O ensino da cultura popular para as crianças é muito importante e enriquecedor – ainda mais com uma cultura tão diversificada como a brasileira. Mostrar aos pequenos nossas danças, a música, o folclore, brincadeiras, comidas típicas, festas, contos e sotaques fará deles cidadãos que conheçam e saibam lidar com as diferenças de seu povo.
A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem em suas bagagens histórias de confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas que pulsam o tempo todo nesse convívio. Se não houver um saber pronto e acabado a ensinar, a educação tem suas chances de sucesso ampliadas. Se o saber em construção for inclusivo das diferenças, renovam-se as esperanças de que na escola se entenda, como afirma Carlos Rodrigues Brandão (2001, p.35) que "educar é fazer perguntas" e que "ensinar é criar pessoas em que a inteligência venha a ser medida, mais pelas dúvidas mal formuladas, do que pelas certezas bem repetidas. De que aprender é construir um saber pessoal e solidário, através do diálogo entre iguais sociais culturalmente diferenciados."
Diante disso, os alunos do CEART, juntamente com os professores, se envolveram de corpo e alma na Semana do Folclore. Apresentaram um teatro sobre o personagem "Curupira", participaram de um circuito de música, contação de histórias e brincadeiras. As crianças tiveram momentos diversificados de contato com a cultura. Exploraram brinquedos, lendas, objetos.






































































