Visita ao Museu de Dourados
Saber a história da nossa cidade significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
Trazer essa visão de mundo para os alunos é importante para se perceber como a influência de vários povos se faz muito presente no nosso dia a dia. Para ficar em um só aspecto, vale mencionar o hábito do banho diário (habito adquirido dos povos indígenas). Sem falar nas centenas de palavras e termos de origem também desses povos que usamos para nos expressarmos.
Essa percepção, que por vezes passa despercebida face ao contexto globalizado em que vivemos, é fundamental para mostrar às nossas crianças e jovens a riqueza da cultura e da tradição dos primeiros habitantes do nosso país e da nossa cidade.
Ao oferecer essa possibilidade aos alunos, estamos contribuindo para resgatar o papel dos índios e de outros povos na formação da cidade de Dourados. Serve, ainda, para evitar possíveis percepções preconceituosas em relação ao povo indígena, que deve ser reverenciado pelas inúmeras contribuições que, hoje, se encontram naturalmente incorporadas ao nosso cotidiano, e também prestigiar a cultura riquíssima de nossa cidade, que é influenciada por outras culturas de vários Estados brasileiros.
























































