Projeto "VAMOS CUIDAR DO BRASIL" - Com escolas sustentáveis.
A escola está cada vez mais presente em nossas vidas. Quanto mais complexas as sociedades, mais tempo de escolaridade tendem a ter as pessoas. Longe de ser apenas um prédio onde ocorrem aulas, a escola é um lugar onde se formam redes de relacionamentos. Nela, estudantes e seus familiares, professores e outros funcionários interagem durante parte significativa de suas vidas.A qualidade dos relacionamentos que ocorrem na escola determina muito do que os estudantes serão quando adultos, do ponto de vista da aquisição de valores, visão de mundo, práticas sociais significativas e transformadoras. No momento em que as atenções se voltam para a melhoria de qualidade da educação no Brasil,o debate sobre sustentabilidade pode dar novo significado ao valor da escola. Afinal, a escola molda o presente e o futuro dos jovens que passam por ela, dos profissionais que a fazem funcionar, das famílias que confiam a ela a tarefa de contribuir com a educação de seus filhos.Tornar a escola um espaço educador sustentável contribuirá com a melhoria da relação de aprendizagem. Mas, afinal, o que é uma escola sustentável? Trata-se de um local onde se desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para a construção de conhecimentos, valores, habilidades, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Uma escola sustentável é também uma escola inclusiva, que respeita os direitos humanos e a qualidade de vida e que valoriza a diversidade. Para ser sustentável, portanto, a escola também precisa:
• Promover a saúde das pessoas e do ambiente.• Cultivar a diversidade biológica, social, cultural, etnorracial, de gênero.• Respeitar os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes.• Ser segura e permitir acessibilidade e mobilidade para todos.• Favorecer o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades.• Promover uma educação integral.
Dá para perceber que a sustentabilidade de que estamos tratando não está ligada unicamente à questão ambiental. Abrange também as dimensões social, econômica, cultural e espiritual e tem no cuidado uma premissa essencial. Conforme trecho das Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Básica:Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do planeta. Educar é, enfim, enfrentar o desafio de lidar com gente, isto é, com criaturas tão imprevisíveis e diferentes quanto semelhantes, ao longo de uma existência inscrita na teia das relações humanas, neste mundo complexo.Nesse sentido, na escola sustentável, o discurso e a atitude alinham-se na perspectiva de estimular o conhecimento, o compromisso e a participação efetiva de professores, gestores, estudantes, seus familiares e comunidades; a responsabilidade e o exercício consciente da cidadania; o diálogo, com respeito às diferentes opiniões; a empatia, o companheirismo, o apoio, a interação e o senso de coletividade; a organização e a transformação.
Nesse intuito, o Colégio CEART fará parte desse projeto, visando tornar nossos alunos conscientes de suas responsabilidades como cidadãos. Há algumas imagens do trabalho que está sendo realizado por alunos e professores que, durante o ano de 2014, estarão engajados na busca de um país melhor e sustentável.


























