Projeto "Livro dos números" e "Higiene pessoal"- Pré "A"

Princípios Orientadores:

Na etapa da Educação Infantil, a descoberta do mundo pela criança é uma constante dentro e fora da sala de aula, principalmente nos primeiros anos em que a criança está mantendo contato com o ambiente que não só da sua casa/família. Nesta faixa etária, as crianças tem muitas perguntas sobre aquilo que as circula e têm necessidade de entender o que acontece ao seu redor.

Tendo este entendimento, o conhecimento do nome próprio, dos nomes das pessoas com quem convive e dos números se torna essencial, já que muitas vezes percebemos curiosidade da criança nessa área, tentando ler placas, revistas e livros infantis e perguntando “o que está escrito” os mais diversos lugares.Segundo FERREIRO e Teberoski (1999), o nome próprio, sem dúvida, tem um papel muito importante no processo de aquisição da linguagem escrita. Desde a Educação, é possível observar o nome próprio como a primeira referência estável do mundo alfabético, através do registro e da exposição dos nomes na chamadinha, nos trabalhos realizados pelas crianças, nos crachás utilizados em passeio da escola, entre outros contextos.

Da mesma maneira, os números estão presente em diferentes momentos da vida das crianças pequenas e, sendo assim, esses primeiros conhecimentos da área da matemática precisam ser trabalhados no dia a-dia de sala de aula. Para tanto, as primeiras experiências de matamática na escola devem estar baseadas na ação da criança, na utilização de material concreto, de modo a favorecer o pensamento intuitivo.

[...] o ensino da matemática deve consistir num diálogo entre osconhecimentos informais que a criança adquiriu na vida e asnovas tarefas de abstração e formalização com as quais sedefronta [...] (GOLBERT, 1997, P.11)

A partir das pontuações realizadas, acreditamos que a aprendizagem das letras e dos números desde os momentos mais precoces da educação promovem a inserção da criança dentro do seu contexto socialenquanto leitora do seu mundo e participante efetiva de um mundo letrado. Pensamos a realização deste trabalho de forma lúdica e integrada a leituras de livros de literatura infantil, uma vez que, como trazZILBERMAN (2007), a ludicidade e os livros estimulam a imaginação e a criatividade, colaborando para um aprendizado do mundo das letras e números mais significativos.

Projeto Higiene!!

JUSTIFICATIVA: Reconhecer a importância do banho diário, cuidados com os cabelos,unhas e dentes; lavagem das mãos e limpeza dos ambientes: doméstico e escolar.

OBJETIVOS:

=> Reconhecer que o corpo suja e que há necessidade de cuidados de higiene diários;

=> Reconhecer a necessidade de cuidar da higiene corporal para ter boa saúde;

=> Discernir que a sujeira procede do próprio corpo e também do ambiente;

=> Especificar formas eficientes e os momentos adequados de remover a sujeira das mãos, das unhas, do cabelo e do corpo;

=> Cuidar da limpeza do ambiente doméstico e escolar.

DESENVOLVIMENTO:

=> Roda da conversa;

=> Pesquisas em revistas de materiais e objetos de limpeza;

=> Músicas;

=> Atividades em folhas;

=> Rodas cantadas;

=> Recorte e colagem.

=> Confecção coletiva de cartaz sobre como manter nosso corpo e o ambiente limpos.




Projetoswebmaster