"PLANTAS MEDICINAIS" - 7° Ano - Profª Viviane
Pesquisa na escola: Utilização de plantas medicinais pela comunidade escolar
Professora Viviane
Alvo de interesse de muitas pessoas e assunto constante em programas de televisão, a utilização de plantas medicinais está presente em qualquer boa feira de ciências realizada por escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Neste trabalho, além de dar informações sobre o assunto – o que foi feito quando o mapeamento da utilização das plantas medicinais na vida diária deles – interagimos com os mesmos discutindo como essas plantas poderiam ser utilizadas.
Nesse sentido, desejávamos valorizar o saber popular, discutindo e relacionando-o às novas descobertas da medicina homeopática.
Com depoimentos de pessoas que utilizam plantas medicinais desde a infância e de médicos e pessoas do convívio dos alunos, conseguimos promover dentro da escola uma discussão sobre a importância e a relevância do saber popular.
Como estamos abordando o trabalho de uma professora dentro da escola, vale ressaltar que ela não só foi alguém que orientou o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas que também pode produzir conhecimento.
No novo contexto educacional no qual estamos inseridos, é fundamental que possamos nos ver como professores pesquisadores, no Ensino Fundamental.
A escola oferece inúmeros meios e possibilidades de pesquisa, pesquisas estas que podem beneficiar principalmente a comunidade escolar, porque fala dela, de seus anseios, de problemas vivenciados no dia a dia, enfim, coloca-a em foco.
Quando a escola é colocada em foco, são valorizados o aluno – porque ela existe para ele – e o professor, porque mostra sua importância naquele espaço.
Antes de tudo a ideia era produzir conhecimento sobre a escola e seus atores; esse conhecimento pode ser produzido pelo olhar de qualquer disciplina.
No nosso caso, desenvolvemos um projeto na área de Ciências da Saúde com o tema: "Plantas Medicinais"

























