Troca de faixa - Judô - Profª Luciane
A importância da prática do judô na formação escolar
O Judô (Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
É muito importante a estimulação psicomotora do aluno. Através do judô o aluno pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências.
Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar.
Geralmente, alunos com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua autoconfiança e conseqüentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.
O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:
Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia. Desenvolve o educando como um todo.
O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.
O judô na sua forma de trabalho lúdico e vivenciado propõe uma dinâmica de ensino pedagógico mais aberto, onde, através dos movimentos diferenciados, coopera com aprendizagens importantes para a vida em sociedade, propiciando uma educação interativa, favorecendo um aprender mais autêntico e significativo.


















