Feira de Ciências- 2015

Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre o professor e os alunos.

Esse aprendizado dialógico no processo de ensino-aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno – e não a de detentor absoluto do saber.

Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.

Um exemplo interessante é a experiência dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio CEART, a qual realizaram com maestria.

Ali, no momento da apresentação, você vê o quanto aquelas crianças se dedicaram, estudaram o tema, compreenderam a importância, como por exemplo, de cultivar práticas alimentares saudáveis. “Você sabia que os alimentos orgânicos são os mais recomendáveis para nossa alimentação?", disse um dos pequenos pesquisadores.

As pesquisas transitavam entre o funcionamento de usinas, a natureza, as energias renováveis… No espaço ao fundo da quadra, um Planetário. Era criança misturada com adultos, estes que voltavam a ser criança. Ao final, todo o esforço foi recompensado pela presença de alunos de outras escolas, familiares dos educandos e suas expressões de satisfação.



Festas e eventos, Projetoswebmaster